O que fazer em Natal

Está procurando um destino para sua próxima jornada? Conheça Natal! A cidade do sol, apelidada assim pelos 300 dias ensolarados no ano, é um dos destinos mais procurados no Brasil. 

O motivo não é mistério para ninguém. São mais de 400 km de um litoral paradisíaco, do norte ao sul da cidade, além de opções de trilhas, museus e restaurantes ricos de cultura e natureza! 

Deu vontade de ver isso tudo de perto? Então vem com a gente planejar a viagem. Mas, antes, saiba em detalhes o que fazer em Natal. 

Conheça o segundo maior parque urbano do Brasil! 

Apesar do Rio Grande do Norte inteiro ser recheado de paisagens bonitas, as de Natal têm seu diferencial. Por exemplo, é em Natal que está o segundo maior parque urbano do Brasil, o Parque das Dunas (ou Bosque dos Namorados).  

Os 1.172 hectares de Mata Atlântica podem ser desbravados pelos turistas por trilhas, mas também é a opção para quem quer se exercitar ao ar livre ou fazer um piquenique no fim do dia.  

O acesso fica na região central de Natal e, o mais indicado, é que quem não vive na cidade, procure guias para ser direcionado aos pontos mais interessantes do parque. De qualquer forma, a vista é linda! 

É comum os que passam pela Via Costeira, uma das principais vias de acesso a Natal, já conseguirem avistar o Parque das Dunas de longe. Mas só uma experiência lá dentro é capaz de revelar a variedade de espécies e o frescor da preservação que a natureza dali exala. 

Visite o cartão postal: Morro do Careca

O Morro do Careca é, na verdade, uma duna de 107 metros, que pode ser vista somente de barco, o que não impede em nada os turistas de viverem uma experiência incrível. Além do próprio morro ser uma paisagem diferenciada, especialmente a noite, quando a iluminação salta aos olhos, atrás dele está a Praia da Tartaruga. 

Pode-se considerar que essa é um achadinho mais isolado e uma ótima pedida para os surfistas. A paisagem é perfeita para um dia relaxante, longe de muito movimento e para chegar lá, é só aproveitar os passeios de barco que contornam a duna gigante. Geralmente, os turistas fazem uma parada por ali. 

O morro deixou de ser aberto ao público porque sua forma estava sendo alterada pela prática de atividades esportivas, mas não deixou de ser o cartão postal de Natal. O ponto de saída para o passeio é a praia de Ponta Negra, uma ótima opção para ver o pôr-do-sol. 

Passeios Bate e Volta 

Praia de Pipa em Tibau do Sul

Há pouco mais de uma hora da capital está um dos distritos mais conhecidos de Alagoas, no município Tibau do Sul, a Praia de Pipa. O caminho até lá, em si, é um passeio e tanto. 

 A estrada chamada Rota do Sol, passa por diversas praias e mirantes, onde é possível estacionar, tirar fotos e admirar a paisagem. Mas cuidado para não demorar tanto na estrada e perder o melhor, que é o destino final.   

A melhor forma de curtir esse passeio é alugando um jipe ou quadriciclo para percorrer toda a extensão da orla e, no fim do dia, a dica é separar um momento para conhecer o centrinho da cidade. 

Por ali você também vai encontrar opções de passeios de barco, para ver os golfinhos de perto ou mergulhar, uma estrutura boa de restaurantes e muita beleza natural!  

Parrachos de Maracajaú em Maxaranguape 

Você precisa conhecer os parrachos, nome regional das piscinas que se formam entre as paredes de corais que existem no mar da região do Rio Grande do Norte. A melhor área para aproveitar essa surpresa na natureza está a pouco mais de 60 km de Natal, em Maxaranguape.  

São mais de 10 km de recife! E o surpreendente é o que eles escondem entre o colorido dos corais: uma vida marinha rica, movimentada e cheia de novidades. O mais interessante nesse passeio é levar equipamento de mergulho para poder ver de perto tudo isso! 

No fim da aventura que dura cerca de 2h, geralmente é reservado um tempo para curtir a praia de Maracajaú antes do retorno a Natal. O ideal é separar um dia inteiro para conhecer a cidade e ficar na praia sem pressa.

Dunas de Genipabu 

O famoso passeio de buggy pelas Dunas de Genipabu, há 20 km de Natal, é um dos passeios tradicionais da vida turística na cidade. A paisagem foi palco de telenovelas famosas, como A Flor do Caribe e se assemelha a um deserto imenso. Mas, na verdade, as paradas revelam lagoas, cachoeira e muita natureza! 

O mar é calmo e a água quentinha cercada pelas dunas brancas, formam um cenário paradisíaco, ótimo para as fotos. O mais comum é fazer a rota de jipe ou de carro, mas considerando que é preciso atravessar um rio em uma jangada para seguir, é melhor deixar o risco para quem já conhece o lugar e está acostumado a fazer a travessia.  

Na rota você vai conhecer as lagoas de Jacumã, Pitangui e a mais esperada, de Genipabu. Caso queira estender um pouco, o passeio pode te levar ao maior cajueiro do mundo, em Pirangi, outra cidade turística das redondezas de Natal.  

Praia, sol e natureza… 

Essas três palavrinhas resumem Natal e a vontade da maioria dos turistas. Por isso, a cidade é uma das favoritas na alta temporada e quem vai, quer voltar. Vamos para Natal? É só falar com os nossos especialistas aqui. Conte com a gente para ter a melhor viagem da sua vida!